Não dá pra ignorar o kpop!

Desde os anos 90 esse estilo musical vindo da Coréia do Sul denominado kpop (abreviação de korean pop ou pop coreano) vem conquistando ainda mais fãs ao redor do mundo, e isso não é à toa, pois carregados de figurinos impactantes, melodias viciantes e convidativas dificilmente encontradas no pop mainstream americano de hoje, coreografias insanamente bem elaboradas e vocais EXTREMAMENTE trabalhados e impecáveis, eu diria eles vem dominando cada vez mais as mídias sociais, fazendo do kpop um fenômeno global carregado de qualidade visual e sonora.

O kpop é composto por grupos e cantores solos, que são agenciados por suas empresas de entretenimento e impostos a treinamentos de canto, dança, atuação diariamente até o sonhado Debut, ou seja até sua estréia ocorrer. Após o Debut os Idols (ídolos coreanos) seguem uma rígida agenda de divulgação e mais treinamento e aperfeiçoamento diário.

Vou contar pra vocês um pouco como esse estilo começou a dominar a nação sul coreana:

Em meados de 1992 os cidadãos coreanos se deparavam com um estilo diferente de música apresentado em seus tradicionais programas e festivais, uma mistura de rap, com coreografias e figurinos que não eram apresentados de uma forma tão frequente nos programas de TV. Esses eram Seo Taiji and Boys, que chocaram a tradicionalidade musical coreana com seu estilo irreverente e despretensioso de fazer música, atingindo principalmente os jovens que se renderam totalmente a música de estréia I know e pasmem, ficaram 17 semanas consecutivas no topo das paradas musicais coreanas e foi a partir daí que o pop coreano começou a se difundir e conquistar cada vez mais espaço na cultura coreana e na Asia. Aqui vai meu agradecimento a Seo Taiji and Boys, pois como a MTV afirmou "O kpop não seria o mesmo sem eles".

Durante os anos 1996 e 1997 grandes boybands e girlbands foram formadas, formando o que hoje chamamos de "fandoms". Meus destaques vão para as boybands H.O.T, (que foi a primeira boyband de kpop a vender milhões na Coréia do Sul mesmo com a grande crise financeira que o país passava nesta época, mas também, só cantavam hinos, que que a gente ia fazer?Sechs Kies, ("Rivais" do H.O.T em questões de fandom, também fizeram muuito sucesso, ouçam a discografia deles gente por favor, sendo o primeiro grupo a ter seu fã-clube representado por uma cor, o amarelo no k-pop cada fandom tem sua cor) e os maravilhosos Shinhwa (A única banda de kpop que está em atividade há 20 anos, reis fazem assim, tanto que o nome Shinhwa em coreano significa mito ou lenda, nada mais justo). Claro que não posso esquecer de citar as rainhas percursoras do conceito girlband pop na Coréia do Sul S.E.S (que alcançou a incrível marca de 650.000 cópias vendidas em seu primeiro álbum, sempre com um carisma inegável em suas apresentações, vocais e coreografias que as fizeram lendas vivas do kpop, além de seus penteados terem feito a cabeça literalmente das jovens coreanas daquela época) e Fin.K.L ("Rivais" de S.E.S, só na questão de fandom mesmo, porque elas são super amigas até hoje, elas fizeram muito sucesso com suas músicas viciantes e baladas cativantes, se consolidando como uma das maiores girlbands do kpop de todos os tempos).

Infelizmente todos os grupos que falei acima não estão mais ativos, pois devido a grande rotatividade de grupos no kpop e a pressão imposta em cima dos Idols, é muito raro você ver um grupo nesse gênero com muito tempo de estrada, e os que permanecem comemoram cada ano como uma vitória.

Com a chegada dos anos 2000 nada mudou, devido ao grande sucesso na década de 90, o kpop continuou a ser difundido na Coreia do Sul cada vez mais, alcançando outros países da Ásia e até mesmo do mundo. A internet contribuiu muito para o gênero, disseminando o mesmo ao redor do globo, tanto que em 2008 a banda coreana TVXQ entrou no Guiness Book por ter o maior fã clube do mundo, com mais de 800 mil membros registrados você quer @?.

Agora que eu falei um pouco do inicio da história k-pop, vou falar da minha história com o k-pop e das minhas músicas favoritas do gênero, espero que gostem:

Super Junior e sua Superman

Sim, eu era uma dessas pessoas que tinha um pouco de resistência com o gênero, mas ai em 2011, estava eu navegando pelo Orkut e me deparo com um álbum chamado Mr. Simple da banda Super Junior, pensei comigo "vou baixar, vou ver no que dá", a primeira música que ouvi, não foi a faixa título e sim uma chamada Superman, escolhi de forma aleatória mesmo e obrigado Super Junior e Superman por terem me tornado um kpopper. Com uma musicalidade exótica, com vocais poderosos, uma melodia peculiar e misteriosa eu diria, Superman me trazia sensações musicais que ainda não havia conhecido, isso me fez ficar mais curioso sobre o kpop e daqui a pouco eu estava com meu hd cheio de álbuns do Super Junior e de outras bandas.
Portanto, pra vocês Superman de uma das minhas bandas favoritas de kpop Super Junior, meu primeiro contato com o ritmo.


Girls'Generation e a lendária The Boys

Quando eu conheci Girls' Generation, eu nunca imaginei que iria me apaixonar tanto por estas nove garotas. Acredito que muitos fatores contribuíram para esta paixão, o fato de serem nove garotas totalmente diferentes, porém que se completavam em suas diferenças, o talento inenarrável que todas tinham mesmo quem em linhas pequenas e poucas participações, o talento de todas era visível, além claro da musicalidade e harmonias poderosas, juntamente com um conjunto muito abundante de carisma, que sinceramente me deixou no chão. Agora vamos à The Boys, a musica teve produção de Teddy Riley, que produziu músicas de ninguém mais ninguém menos que o rei do pop, Michael Jackson (Remember The Time, In The Closet), a partir daí você já imagina que as meninas não estão para brincadeira, e não estavam mesmo. Com uma batida viciante, letra que mostra o poder feminino, vocais, raps da melhor qualidade e uma coreografia icônica The Boys marcou época no kpop e pra mim é uma das melhores do gênero, sem dúvidas.



SHINee e toda sua discografia sua icônica Everybody


Eu passei uma meia hora na frente do computador pensando que música do SHINee que é a minha favorita, cheguei a conclusão que todas, porém, Everybody me colocou dentro do fandom com sucesso. Pra mim SHINee não é uma banda, é uma entidade do k-pop, o que eu posso dizer é que, procurem sobre SHINee e ouçam os membros em trabalhos solos, você não vai se arrepender, não se prendam a língua coreana, sintam a musicalidade, é isso que eu tenho a dizer, me empolguei. Voltando a Everybody, carregada de elementos pop e dance, com um refrão impactante, e harmonias perfeitas ah lá SHINee, Everybody te leva para o presente e pro passado em dois segundos, pois ao mesmo tempo que é futurista, em minha concepção tem uma vibe retrô, não sei como explicar, mas quando ouço sinto isso. Não dá pra ficar parado ouvindo Everybody, quando ela cai no aleatório o pé chega treme.



KARA mostrando o girlpower com a eterna STEP

Kara com certeza é uma das minhas girlbands favoritas no kpop, pelo conjunto da obra, bons vocais, coreografias ótimas e as músicas são hino atrás de hino. STEP é minha música favorita do KARA porque além de ter elementos marcantes em sua melodia e um apelo pop gritante, tem uma letra leve e super pra cima. Sem palavras pra descrever um dos maiores hinos do kpop, vamos ouvir:



After School e sua Because Of You

Grupo injustiçado a gente vê por aqui, sim, infelizmente After School não teve o devido reconhecimento que merecia pela indústria do kpop, porém, ainda assim é considerada por muitos por mim uma das maiores girlbands de kpop de todos os tempos. Com Because Of You de 2009, o grupo conseguiu vários prêmios que possibilitaram maior visibilidade da indústria, sendo considerados um dos maiores atos de kpop daquele ano e até hoje.


TVXQ e a histórica MIROTIC

Se tem uma banda que quando você entra no kpop você precisa saber sobre, é TVXQ, vulgo reis do kpop. Com uma discografia brilhante, épica, com tudo o que você pode esperar de um ótimo grupo, eles conquistaram o posto da realeza do kpop, sendo um dos maiores grupos da história tanto em vendas quanto em qualidade musical. Mirotic é na verdade uma versão da música Under My Skin da cantora americana Sarah Connor que também é mto boa mas não se compara e conquistou vários records. O álbum homônimo vendeu cerca de 110.000 cópias na primeira semana de lançamento, um grande feito considerando que a Coréia do Sul é um país com menor número de habitantes que os Estados Unidos (maior mercado musical do mundo) por exemplo. Com elementos musicais viciantes e uma coreografia épica, Mirotic é considerado até hoje um dos maiores hinos do kpop se não o maior.



EXO e sua emocionante Peter Pan

Um dos grupos que mais amo no kpop com certeza é o EXO, que tem tudo, tudo mesmo, não fica devendo em nada, principalmente quando o assunto é vocal, impecáveis em tudo o que fazem, foi difícil de escolher uma música favorita deles, sinceramente, mas uma música que sempre me emociona quando ouço, até mesmo quando eu não sabia o que ela significava é Peter Pan. Você ouve essa música e parece que seus problemas desaparecem, parece que tudo vai ficar bem, te trás uma sensação tão boa ao ouvir que você tem vontade de sair mostrando a música pro mundo inteiro. É até difícil explicar o amor que eu sinto por essa música, são tantos os porquês, mas ouvindo ela, acho que vocês irão me entender:


BIGBANG e sua emblemática Haru Haru

Bigbang tem vários marcos em sua carreira, é difícil decidir qual o meu favorito, mas cheguei a conclusão de que como sou amante de baladas escolhi a icônica Haru Haru dos reis BigBang. Além do BigBang ser uma das bandas mais respeitadas e idolatradas do gênero, suas músicas sempre tem algo novo a nos oferecer sem perder sua essência. Com raps em meio a uma balada tomada pelo sofrimento Haru Haru é uma mistura perfeita de drama com cultura pop que temos um amor incondicional e que até hoje faz nossos corações derreterem:


Girls' Generation DE NOVO nos mostrando Into The New World

Se me perguntarem "Mas Igor, qual sua música favorita no kpop?" com certeza irei responder Into The New World das Girls' Generation, os motivos são muitos, primeiro que esse foi o single de Debut das meninas e além de elas serem minha girlband favorita de todos os tempos, Into The New World é uma espécie de mantra que sempre me ajuda quando estou em alguma situação que preciso superar, que preciso explorar o desconhecido, sempre me emociono escutando essa música.



BoA e seu legado mais do que essencial para o k-pop

O que posso falar de BoA? BoA é a definição de lenda, pois além de ter uma discografia impecável, uma voz e talento incríveis, foi a primeira artista coreana a vender um milhão de álbuns no Japão, que em meados de 2000 ainda era um mercado arriscado para os artistas sul coreanos. Em 2003, a rede coreana SBS promoveu o histórico encontro de BoA e Britney Spears em um especial de Natal épico, que é lembrado até hoje como um dos maiores atos da cultura pop coreana, além de ter transmitido o Debut da banda TVXQ, uma das mais importantes do gênero. Aqui vai para vocês minha música favorita da BoA, o single Valenti, de 2003, que conta com elementos latinos, lembrando muito músicas de artistas como Shakira e Ricky Martin nos anos 2000, mas claro, com o toque de midas, no caso BoA.


BTS e a disseminação do k-pop pelo mundo

Você pode não ser uma army, porém, algo que você não pode ignorar é a grande influência que o BTS trás para o kpop. Digo isso de uma forma bem racional, basta você procurar no Google por BTS e você verá seus grandes feitos e recordes mundo afora. Você imaginaria que um grupo de kpop cantando músicas em coreano em uma premiação americana? Pois é BTS fez e fez bonito, levou toda sua musicalidade aos palcos americanos, sem querer ser outro grupo e sim o mesmo BTS que debutou em 2013 na Coréia do Sul sem pretensão nenhuma de explodir em terras estrangeiras, talvez tenha sido esse desapego com a carreira internacional que tornou o BTS tão querido em outros países.



Menções honrosas de alguns outros hinos de kpop:
2NE1 - I Am The Best
Miss A - Bad Girl Good Girl
IU - Good Day
T-ARA - Cry Cry
Infinite - Man In Love
MYNAME - Message
f(x) - Red Light
Nine Muses - News

Não dá pra ignorar o kpop, não se pode rejeitar esse estilo por questões de "Ah mas eu não entendo o que eles estão falando", o kpop é mais do que um monte de gente dentro de um grupo dançando, o kpop para muitos é um estilo de vida e uma forma de expressão, e hoje em dia, cada vez mais em evidência.

Lindezas, espero que vocês tenham gostado do post e procurem mais sobre kpop daqui pra frente <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário