Compramos um apê, e agora?

E ai seus lindos, turu bom?

Hoje vamos começar a abordar aqui no blog um dos maiores sonhos que estou realizando junto com o meu namorado (já passou da hora de dar o próximo passo, né mozão?). Eu moro aqui no interior de SP, e nosso apê vai ser em SP capital, então é um passo enorme que estou dando pra vida adulta HAHAHA

Há pouco mais de um ano, eu e o Fernando encontramos o apê perfeito, que cabia no bolso e depois de tanto procurar, de tanto visitar decorados, um milhão de simulações da Caixa feitas e inúmeras decepções, estava ali o nosso futuro lar.

Neste primeiro post da série de post, que vão ser feitos sempre que houver alguma novidade, vou contar pra vocês como é feita toda a etapa de compra de um imóvel na planta.

Existem duas maneiras que eu conheço de fazer a compra de um imóvel na planta, vou falar dessas duas pois são as maneiras mais comuns, ok?! - Caso alguém souber de mais alguma me deixa nos comentários tá :)


Nos dois casos abaixo é necessário uma entrada de 20% à vista ou ela pode ser parcelada durante o período de obra. Os valores das parcelas durante a obra são reajustados pelo INCC (índice nacional sobre a construção civil), o restante (80%) pode ser tanto pago a vista como pode ser financiado pela Caixa, lembrando que a única instituição financeira que faz esse financiamento de até 80% é a Caixa.

A maneira mais comum é a compra com a construtora e após a obra finalizada é feita a avaliação pela instituição bancária, onde é dado o valor final do imóvel. Por exemplo: você foi e fechou com a construtora/incorporadora que o imóvel vai ser R$ 200.000,00, é necessária a entrada como citei ali em cima e durante o período de obra o valor das parcelas é reajustado pelo INCC, ok. Quando sai o documento chamado Habite-se(que é o alvará dos bombeiros), os valores passam a ser corrigidos pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Ai no fim da obra o banco que financiou a obra (geralmente a Caixa), avalia o imóvel + o valor corrigido pelo INCC e o valor dele passa a R$ 250.000,00. Nisso, o valor que você pagou à construtora é só o valor da entrada, o que sobra é o valor a ser financiado ou pago à vista, se o financiamento for a opção escolhida, entramos nos tramites de envio de documentos e aguardar se o financiamento será aprovado ou não. Você pode tentar o financiamento em qualquer instituição financeira, porém neste caso é necessário que seja pago pelo menos 30% de entrada, e só é aprovado até 70% do resto do valor.

A outra maneira que conheço é o financiamento associativo, esse é um pouco mais complicado, mas também é uma forma mais "segura" aparentemente, no meu caso foi esse tipo de financiamento oferecido pela construtora. Nosso empreendimento foi lançado em 2011, algumas pessoas fecharam a compra de uma unidade nessa época, porém eu e meu namorado assinamos o contrato em junho do ano passado (2017). Então algumas pessoas estão esperando pela construção desde 2011... Esse é o lado ruim do financiamento associativo, pois são necessários uma quantidade X de compradores para que os contratos sejam assinados com a Caixa e seja liberado o valor para as obras iniciarem.

A parte citada acima sobre a questão da entrada, financiamento, INCC e o IGPM são iguais para ambos dos casos!

Então aconteceu da seguinte forma: eu e meu namorado fomos no decorado, nos apaixonamos, estavam vendendo apenas a torre A, passaram as condições de pagamento da entrada, coube nos nossos bolsos, decidimos fechar. Escolhemos uma unidade de 49m², enviamos toda a documentação necessária para a aprovação do financiamento, que neste caso esta etapa de financiamento é assinada antes do inicio das obras. Não aprovaram nosso financiamento para aquela unidade, decidimos trocar para uma unidade menor, de 44m², pois já aviamos pagado uma parte da entrada. Enviamos novamente os documentos para a Caixa, e dessa vez fomos aprovados e em julho já assinamos o contrato de financiamento. Diferente da situação do financiamento pós-obra, no financiamento associativo já temos a certeza que o financiamento já está aprovado, ai entra a questão da fatídica "segurança". Porém pra quem fechou lá em 2011, estava esperando até 2017 para a assinatura do contrato com Caixa por conta da quantidade X de compradores que era necessária. 

Cada caso é um caso. Minha experiência com a questão do financiamento foi super tranquila, mas há casos e casos como já disse. A pesquisa, a busca e o planejamento é essencial! Não sou expert, nem tenho total conhecimento sobre o assunto, então sempre que for dar um passo grande como esse procure ajuda de um profissional, como o gerente do seu banco, um corretor de imóveis e até na internet.

Nosso prédio teve as obras iniciadas junho de 2017, agora em 2018 ela deslanchou, e já temos uma torre praticamente pronta no quesito de alvenaria. Estamos contando com o atraso nas obras já que diante da crise enfrentada pelo país creio que será quase impossível manter o prazo inicial estipulado. Mas logo logo teremos novidades aqui no blog e no canal sobre o apê 💓

Espero que tenha sido útil de alguma forma, que eu tenha conseguido explicar de forma simples e não tão confusa ~O QUE EU ACHO MUITO DIFICIL HAHAHAH~. Deixe aqui nos comentário suas dúvidas ou suas experiências, acho muito importante e válido compartilharmos experiências 😊

Beijos,
Jess

Um comentário: